Por que investir em Marketing Digital na sua Empresa agora

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Já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo. Em termos de horas por dia gastas surfando na web, o Brasil soma 09:29 – sendo deixado para trás apenas pelas Filipinas.

estamos o tempo todo falando com empresas que pensam em investir em Marketing Digital. São empresas de diferentes tamanhos e necessidades, com níveis de maturidade (tanto de negócios quanto de Marketing Digital) que variam muito e, ainda assim, é comum a dúvida: será que é mesmo hora de investir em Marketing Digital?

com nossa experiência, nos sentimos muito seguros para afirmar que o momento certo para começar a investir em Marketing Digital é simplesmente o quanto antes. E, bom, os números não mentem, certo? Estratégias voltadas para a promoção de uma empresa na internet têm se tornando algo cada vez mais essencial para negócios que desejam atrair mais clientes e, consequentemente, vendas.

Claro que o tipo de investimento e o objetivo dele variam de caso para caso, mas neste post vamos mostrar o quanto o Marketing Digital pode se tornar uma contribuição importante para sua empresa em diferentes contextos.

1. “Não tenho muito dinheiro para investir”

Essa é uma justificativa bem comum, mas na maioria das vezes inválida.

Vemos dois grandes motivos para isso. O primeiro deles é que é possível fazer muita coisa relevante em Marketing Digital a preços irrisórios: um domínio, um blog ou uma conta em mídias sociais são exemplos de investimentos com valores ínfimos e que podem trazer um bom retorno. A exigência maior acaba sendo tempo e não dinheiro (também falamos da falta de tempo como justificativa mais abaixo).

Se você não tem tempo ou já acumula mais de uma função, essa é uma boa oportunidade para desenvolver ainda mais a sua habilidade de liderança e distribuir as atribuições de Marketing com outras pessoas.

2. “Tive uma experiência ruim e não quero arriscar novamente”

O mercado de Marketing Digital ainda é relativamente novo e nem sempre encontramos empresas que entendem o contexto e estão em dia com suas práticas.

A começar pela mentalidade na área: ainda existem agências ou profissionais, por exemplo, que não se preocupam ou não se responsabilizam diretamente por resultados reais. Se focam mais em fazer barulho, usam métricas pouco relevantes (como número de visualizações ou seguidores), não possuem um interesse genuíno ou assumem a responsabilidade por número de vendas e, com isso, não provam diretamente seu valor à empresa, causando esse tipo de “trauma”.

A culpa aqui não é do Marketing Digital, é do trabalho ruim feito no canal. É preciso separar o joio do trigo.

Já demos algumas dicas aqui no blog, que buscar em um agência ou do que esperar de uma consultoria em Marketing Digital. Antes de fazer esse tipo de investimento, saiba o que cobrar e deixe claro seus objetivos e expectativas. Tente olhar o histórico e os cases de quem você está contratando para garantir que a pessoa/empresa pode atender a esses objetivos.

Também é recomendado entender ao menos a base de uma boa estratégia, para que assim você consiga avaliar se o que a agência/profissional diz e faz converge com as suas expectativas e as boas práticas.

3. “Minha empresa ainda não tem ou está reformulando o site”

Isso também não é uma justificativa real, pois você pode começar investindo em outras estratégias de Marketing Digital.

Antes de termos o nosso site, começamos com um blog, entregando conteúdos relevantes para construir nossa base de relacionamento e começar a aparecer nas buscas do Google.

Outra ideia fácil de colocar em prática é criar perfis nas redes sociais, para começar a se relacionar com o seu público e a construir sua presença digital. Criar Landing Pages e disponibilizar conteúdos ricos (como eBooks e webinars) também já permite gerar Leads mesmo sem um site completo.

Não ter um site não é um impeditivo para realizar ações de Marketing Digital, mas quando você for criar seu site ou reformulá-lo, aproveite o momento para considerar algumas estratégias que podem impactar nos seus resultados.

4. “Já estou acostumado ou confio mais no offline”

Bom, nesse caso, se você realmente quer que o seu negócio prospere, talvez seja a hora de sair da sua zona de conforto e remodelar a sua estratégia de marketing. Atualmente, todos os perfis de clientes e compradores já estão na internet – dos que apenas se educam sobre tema, passando pelos que consultam preço e informações técnicas, até os que acabam comprando por esse meio.

A quantidade de informações disponíveis online faz com que quase 70% da decisão de compra seja tomada antes mesmo de o cliente conversar com a sua empresa. Essa mudança de comportamento pode ser uma ameaça se sua empresa não estiver bem representada na web.

O Marketing Digital normalmente é um caminho mais sustentável e mais barato para se chegar lá. O mesmo investimento que você faz no offline poderia trazer mais resultados – e resultados realmente mensuráveis! – se aplicado no digital.

Além disso, nas mídias tradicionais você “aluga” um espaço por um tempo determinado. Já se você investe em Marketing Digital, geralmente cria conteúdos e materiais que vão perdurar e trazer resultados por muito tempo, se tornando um ativo da sua empresa.

5. “Meu produto ainda não está pronto ou está sendo reformulado”

Você nem imaginava que seria importante investir em Marketing Digital nessa fase da sua empresa, não é mesmo?

Contudo, podemos garantir que com algumas estratégias simples você poderá construir uma base de contatos que será muito útil para diferentes objetivos:

  • Testar as primeiras versões do seu produto;
  • Responder pesquisas para você testar o mercado;
  • Serem os primeiros a comprar seu produto quando ele for lançado.

Com a ajuda dessas pessoas, você conseguirá ter mais certeza se produto vai ser bem aceito, se está numa versão viável para lançamento e se ele realmente tem mercado para crescer.

Esse mesmo público pode ajudar na identificação de características comuns entre eles para construir as personas do seu negócio, ou seja: o público ideal para o qual você vai vender, e que será imprescindível no seu planejamento de marketing como um todo.

Saiba mais com o Guia Definitivo do Marketing Digital

E aí, convencido de que vale a pena investir em Marketing Digital?

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